Spectreman

12 setembro 2014 Séries Japonesas    # 2.299 views
destaque

É um pássaro? É um avião? Não! É…Spectreman!

Spectreman! Spectreman!
Hear the flash
Like a flame
Faster
Than a plane
A mistery
With the name
Spectreman!

Era com essa musiquinha que começava mais um episódio de Spectreman, seriado japonês daqueles bem toscos (chamados oficialmente de tokusatsu), estilo Ultraman, que fez um enorme sucesso entra a molecada na década de 80. No Japão, o seriado foi exibido entre 1971 e 1972 (TV Fuji), mas no Brasil só estreou dez anos depois, em 1981. A Record exibiu os 63 episódios da série entre 81 e 82, quando o SBT comprou a série e a reprisou entre 1983 e 1990.

Ou seja, embora seja de 1971, a série se tornou uma autêntica representante dos anos 80 por aqui. Além do personagem principal Kenji, que virava Spectreman, todo mundo curtia o Dr. Gori e seu atrapalhado assecla Karas. Gori é o vilão da série, um cientista maligno e eterno arquiinimigo de Spectreman. Karas e Gori eram homem-macacos, ou gente vestindo roupa de macaco, se preferir. As fantasias eram bem mal feitas, o que fazia o seriado ainda melhor.

A mensagem do seriado era bem positiva, alertando já naquela época para os perigos da poluição. Os montros que o Dr. Gori criava eram feitos de lixo e o tema poluição era recorrente.

Antes de se tornar Spectreman, o seriado teve um piloto chamado Choujin Elementman. Nessa versão, Spectreman era vermelho e Gori nem existia, o vilão principal era Karas. A emissora Fuji exigiu algumas alterações e o resultado final é a série como conhecemos, com Gori sendo o vilão principal e Karas ficando como seu divertido assistente. A máscara e roupa de Spectreman mudaram e a série estreou com o nome de Uchu Enjin Gori (Gori, o Homem-Macaco Espacial). Os espectadores não gostavam do nome do seriado, pois ficou logo claro que Spectreman era o personagem principal. No episódio 21 o nome foi alterado para Uchu Enjin Gori Versus Spectroman. Só no episódio 40 o seriado passaria a se chamar apenas Spectroman (Spectreman é o título americano do programa, adotado no Brasil).

O seriado era claramente inspirado em Ultraseven e Ultraman, com um herói humano que se transforma em um alienígena gigante para combater monstros que ameaçam – constantemente – destruir Tóquio. A porrada come no meio de maquetes de prédios, o herói enfraquece o monstro para poder disparar o raio finalizador, que no caso de Spectreman era o Spectro Flash. A diferença é que além de alienígena, Spectreman era um andróide construído pelos Dominantes, habitantes do asteroide Nebula 71 e membros da Federação Universal. Sua missão era proteger planetas menos desenvolvidos contra ameaças internas e externas.

Outra coisa que diferenciava Spectreman e que traz lembranças a todo mundo que assistiu o seriado, com dito antes, é a dupla de vilões Gori e Karas. Karas era um gorilão atrapalhado responsável pela parte cômica (como quando anda disfarçado por Tóquio e entra em uma discoteca – antológico!), enquanto Gori usava uma peruca loira bizarra e falava gesticulando sem parar e proferia pérolas inventadas pelo dublador (o mesmo do Seu Madruga!), como “O Mal será sempre lembrado, porque o Bem nunca é reconhecido!”. Muito doido o negócio…

Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como todas as metrópoles do planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços de todo o mundo, pode chegar o dia em que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir?”. Depois dessas frases proferidas pelo narrador, os Dominantes contactavam Kenji, o hospedeiro terrestre do herói. Ele respondia ao chamado com um “Às ordens” e se transformava no herói gigante para enfrentar as ameaças de Gori.

O Sucesso no Brasil

Embora tenha sido exibido em 1981, Spectreman só começou a fazer sucesso por aqui no SBT (na época, TVS). E isso só em 1986, quando o seriado passou a fazer parte do Programa do Bozo. A grande audiência do icônico palhaço garantiu maior visibilidade à série, que depois continuou na grade do SBT por anos, passando pelo TV Pau (Poww, na verdade) e pelo Show Maravilha, da Mara Maravilha. O SBT sugou o que pôde dos 63 episódios, mas tirou Spectreman do ar depois que outras séries japonesas começaram a dominar a TV – Jaspion e Changeman.

No seu auge, Spectreman ganhou até uma revista em quadrinhos, lançada pela extinta editora Bloch. Considerada a primeira revista baseada em um tokusatsu do Brasil, Spectreman da Bloch não tinha uma grande qualidade, apenas pegando carona no sucesso do seriado na TV para ganhar uns trocados. Até hoje ninguém sabe se a Bloch tinha os direitos para lançar a revista – Kenji virou Kenzo e a cor do Spectreman às vezes era cinza, às vezes azul. Mesmo assim a revista durou até o número 30!

Outro fato curioso da série exibida no Brasil era o cast de dubladores. Com um time que incluiu Carlos Seidel (o dublador do Seu Madruga, como falamos acima) dublando Gori, a dublagem era um dos pontos altos de Spectreman. O time de dubladores criava diálogos novos, inventava bordões originais, enfim, se divertiam dublando e divertiam os espectadores por tabela.

Karas, temos que eliminar Spectreman!

A origem do Dr. Gori é até bem legalzinha. Renomado cientista no pacífico planeta Épsilon, Gori é eleito líder mundial dos simeóides. Mas de pacifista o homem-símio não tinha nada. Ele começou a usar a tecnologia do planeta para conquistar o universo. Gori acabou deposto e preso, e sua pena seria ter a mente apagada. Mas antes disso, Karas – que era um oficial do exército de Gori – liberta o cientista maligno e eles conseguem fugir do planeta. Depois de vagarem pelo espaço, acabam parando na Terra após um tempestade eletromagnética. Gori se encanta pelo planeta e observa que sua população está destruindo a Terra com a poluição. Usando o lixo como matéria prima, Gori começa a criar monstros para tomar Tóquio e o mundo.

A série de 63 episódios teve um final. Antes disso, porém, Spectreman teve que encarar diversos monstros bizarros – e hilários! Tinha monstro cupim, barata, um come-lixo e até um semáforo! Outras ameaças eram um pouquinho melhores e mais ameaçadoras, como o vampiro Vordalack, que protagonizou um dos melhores episódios da série. O vampiro não foi criado por Gori – que aliás nem aparece no episódio – ele veio do espaço e no seu encalço veio junto um raluxiano, que caçava Vordalack e se alia a Spectreman para derrotá-lo.

Depois de acabar com toda essa “lixarada”, Spectreman finalmente encara seu desafio final. Cansado de tantas derrotas, Dr. Gori compila todos os dados das lutas de seus monstros contra Spectreman e cria um monstro que seria invencível, capaz até de sobreviver ao poderoso raio Spectro Flash de Spectreman (a propósito, esse raio só podia ser disparado uma vez, pois consumia toda a energia dele. Depois ele caía no chão e acordava em sua forma humana de Kenji).

Claro que o monstro não consegue vencer Spectreman, embora faça um bom estrago no herói. Com um ferimento grave no braço, Spectreman descobre o esconderijo de Gori. Karas é o último obstáculo antes de Gori. A luta dos dois é bem tosca, com Karas usando uma espécie de tacape (!?) para enfrentar Spectreman. Claro que o gorilão perde e enfim Spectreman fica cara a cara com Gori. Mas aí acontece o maior anti-clímax do seriado – Gori não aguenta a pressão e se suicida!

Pra encerrar, os Dominantes mandam Spectreman retornar à Nebula 71. A tosqueira de ver uma réplica mal-feita de Spec voando, assim como um planeta Terra pendurado por um fio de náilon em um cenário paupérrimo, não eram mais problema para quem assistiu aos 63 episódios e havia se tornado fã incondicional de Spectreman 😉

Confira os 63 episódios de Spectreman

Episódio Português Inglês Japonês
1 Doutor Gori, o criador de monstros (parte 1) GORI TARGETS THE EARTH! ゴリ・地球を狙う!Gori – Chikyu-o Nerau!
2 Doutor Gori, o criador de monstros (epílogo) DESTROY THE POLLUTION MONSTER HEDORON! 公害怪獣へドロンを倒せ!Kogai Kaiju Hedoron-o Taose!
3 Operação sequestro diabólico (parte 1) TERROR OF BLUE SCUM 青ミドロの恐怖 Ao Midoro-no Kyoufu
4 Operação sequestro diabólico (epílogo) RAH SEARCH AMONG THE EARTHLINGS ラー 地球人をさぐる Raa Chikyuujin-o Saguru
5 O exílio de Spectreman (parte 1) THE TERRIFYING POLLUTION PEOPLE 恐怖の公害人間!! Kyoufu-no Kougai Ningen!!
6 O exílio de Spectreman (epílogo) SAVE THE BEAUTIFUL EARTH!! 美くしい地球のために!! Utsukushii Chikyu-no Tameni!!
7 Mandíbulas da morte (parte 1) THE BLACK TERROR 黒の恐怖 Kuro-no Kyoufu
8 Mandíbulas da morte (epílogo) DUEL! GOKINOSAURUS 決斗!!ゴキノザウルス Ketto!! Gokinozaurusu
9 O monstro bicéfalo (parte 1) THE TERRIFYING NEZUBIRDON 恐怖のネズバートン Kyoufu no Nezubaado
10 O monstro bicéfalo (epílogo) STOP THE MONSTER TRAIN 怪獣列車を阻止せよ!! Kaiju Ressha-o Soshi-seyo!!
11 A terrível transformação (parte 1) THE TITANIC MONSTER DUSTMAN APPEARS 巨大怪獣ダストマン出現! Kyodai Kaiju Dasutoman Shutsugen!
12 A terrível transformação (epílogo) TERROR RISES FROM THE DEAD よみがえる恐怖!! Yomigaeru Kyoufu!
13 Um cérebro para o Medusóide (parte 1) GREAT HEDORON STRIKES BACK (part one) へドロン大逆襲 <前編> Hedoron Dai-Gyakushuu [Zenpen]
14 Um cérebro para o Medusóide (epílogo) GREAT HEDORON STRIKES BACK (part two) へドロン大逆襲<后編> Hedoron Dai-Gyakushuu [Kouhen]
15 O dia em que a Terra estremeceu (parte 1) MASSIVE EARTHQUAKE LEVELS TOKYO 大地震東京を襲う!! Daijishin Tokyo-o Osou!
16 O dia em que a Terra estremeceu (epílogo) THE RETALIATION OF MOGUNETUDON モグネチュードンの反撃!! Mogunechudon-no Hangeki
17 Delírios de um pescador (parte 1) THUNDER-GEI – THE FLYING WHALE! 空飛ぶ鯨サンダーゲイ! Soratobu Kujira Sandagei!
18 Delírios de um pescador (epílogo) INFILTRATE MONSTER ISLAND 怪獣島に潜入せよ!! Kaijuto-ni Senyu-seyo!
19 O ninho dos monstros (parte 1) BLOOD-DRINKING MONSTER BAKULAH APPEARS!! 吸血怪獣バクラー現わる!! Kyuketsu Kaiju Bakuraa Shugen!
20 O ninho dos monstros (epílogo) FIND BAKULAH’S NEST! 怪獣バクラーの巣をつぶせ!! Kaiju Bakuraa-no Su-o Tsubuse!
21 Contatos imediatos do 4º grau (parte 1) THE MYSTERIOUS ALIEN ZUNOU VS GILAGIND 謎のズノウ星人対ギラギンド Nazo-no Zunou Seijin Tai Giragindo
22 Contatos imediatos do 4º grau (epílogo) VIOLENT CHARGE OF THE DUAL-BLADED MONSTER GILAGIND!! 二刀流怪獣ギラギンド大あばれ! Nitoryu Kaiju Giragindo Oabare!
23 O vingador (parte 1) TRAFFIC ACCIDENT MONSTER: KURUMA-NIKURAS 交通事故怪獣クルマニクラス!! Koutsuu Jiko Kaiju Kurumanikurasu!
24 O vingador (epílogo) DANGER! KURUMA-NIKURAS 危うし!!クルマニクラス Ayaushi! Kurumanikurasu
25 Uma arma para Spectreman (parte 1) GRAND DOUBLE OPERATION: MAGULAH & SATAN-KING マグラー・サタンキング二大作戦 Magura Satankingu Ni-Daisakusen!
26 Uma arma para Spectreman (epílogo) TWO GIANT MONSTERS BATTLE IN TOKYO 二大怪獣東京大決戦 Ni Daikaijuu Tokyo Daikessen!
27 Arena dos Monstros TITANIC BATTLE! SEVEN GIANT MONSTERS 大激戦!七大怪獣 Daigekisen!! Shichi Daikaiju
28 Fúria Cega (parte 1) THE TERRIFYING ATTACK OF SALAMANDAR サラマンダー恐怖の襲撃!! Saramandaa Kyoufu-no Shuugeki!
29 Fúria Cega (epílogo) KILL THE VICIOUS MONSTER SALAMANDAR 兇悪怪獣サラマンダーを殺せ!! Kyouaku Kaiju Saramandaa-o Korose!
30 O mistério dos ovos gigantes (parte 1) TERROR COMES ASHORE: MONSTER TAG-MATCH! タッグマッチ怪獣恐怖の上陸!! Tagumatchi Kaiju Kyoufu-no Shouriku!
31 O mistério dos ovos gigantes (epílogo) PROTECT THE LIGHTHOUSE! あの灯台を救え!! Ano Toudai-o Mamore!
32 Operação dragão pré-histórico (parte 1) THE THREE-HEADED DRAGON RISES AGAIN よみがえる三つ首竜!! Yomigaeru Mitsuzu Ryu
33 Operação dragão pré-histórico (epílogo) SOS!! THE UNDERSEA OIL FIELD SOS!!海底油田 Esu Oo Esu!! Kaitei Yuden
34 A pedra lunar (parte 1) THE WRATH OF MOONTHUNDER ムーンサンダーの怒り!! Muunsandaa no Ikari
35 A pedra lunar (epílogo) IS SPECTREMAN DEAD!? スペクトルマンが死んだ!? Supekutoruman-ga Shinda!?
36 A volta de Spectreman (parte 1) DEATH-MATCH! G-MEN VS MONSTER VEGARON 死闘!!Gメン対怪獣ベガロン Shitou!! Jii Men Tai Kaiju Begaron
37 A volta de Spectreman (epílogo) OPERATION: DESTROY GORI’S SAUCER BASE ゴリの円盤基地爆破大作戦!! Gori-no Enban Kichi Bakuha Daisakusen!
38 A ameaça do antigo Egito (parte 1) ADVANCE TOWARDS THE SPHINX スフィンクス前進せよ!! Sufinkusu Zenshin Seyo!
39 A ameaça do antigo Egito (epílogo) OPERATION: BREAK INTO THE MONSTER-ZONE 怪獣地区突破作戦!! Kaiju-Chiku Toppa Sakusen!
40 Um amigo para Giro (parte 1) THE GRASS-WHISTLING MONSTER 草笛を吹く怪獣 Kusabue-o Fuku Kaiju
41 Um amigo para Giro (epílogo) VAPOR MONSTER DIES AT DAWN ガス怪獣暁に死す!! Gasu Kaiju Akatsuki-ni Shisu!
42 A revolta dos inocentes (parte 1) SOLAR MASK ARRIVES FROM SPACE 宇宙から来た太陽マスク Uchuu Karakita Taiyo Masuku
43 A revolta dos inocentes (epílogo) APPEARANCE OF THE MONSTER KABAGON!! 怪獣カバゴンの出現!! Kaiju Kabagon no Shutsugen!
44 O vampiro do espaço (parte 1) ALIEN KYUDORA – COSMIC PLUNDERER 宇宙の通り魔キュドラー星人 Uchu-no Dorima Kyudora Seijin
45 O vampiro do espaço (epílogo) ALIEN PAL FOREVER!! パル遊星人よ永遠なれ!! Paru Yuseijin-yo Eien’nare!
46 A invasão dos sapos (parte 1) INVITATION FROM THE DEAD 死者からの招待状 Shisha-karano Shotaijo
47 A invasão dos sapos (epílogo) ALIEN GAMA COMMENCE THE ATTACK!! ガマ星人攻撃開始!! Gama Seijin Kougeki-Kaishi!
48 O preço do gênio (parte 1) BOBBY, DON’T BECOME A MONSTER! ボビーよ怪獣になるな!! Bobii-yo Kaiju-ni Naruna!
49 O preço do gênio (epílogo) TRAGIC GENIUS MONSTER: NOMAN 悲しき天才怪獣ノーマン Kanashiki Tensai Kaiju Nooman
50 O Impostor (parte 1) SMASH ALIEN IGORL! イゴール星人を倒せ!! Igooru Seijin-o Taose!
51 O Impostor (epílogo) RIDDLE OF THE COBALT MONSTER コバルト怪獣の謎 Kobaruto Kaiju-no Nazo
52 Comboio do espaço OPERATION: CAPTURE MONSTER MOUND-DRAGON! マウントドラゴン輸送大作戦 Kaijuu Maunto Doragon Yuso Daisakusen
53 Perda de memória (parte 1) THE IRON CLAWS OF HORROR 恐怖の鉄の爪 Kyoufu-no Tetsu-no Tsume
54 Perda de memória (epílogo) PULVERISE THE COMPUTER-MONSTER! 打倒せよ!!コンピューター怪獣 Uchitaose-yo!! Konpyuta Kaiju
55 O solitário cavaleiro do espaço (parte 1) ORDER: ASSASSINATE SPECTREMAN!! スペクトルマン暗殺指令!! Supekutoruman Ansatsu Shirei!
56 O solitário cavaleiro do espaço (epílogo) COSMIC HITMAN – COMET MASK 宇宙の殺し屋流星仮面 Uchu-no Korosha Ryusei Kamen
57 A maldição da feiticeira (parte 1) RESSURECTION OF GREAT SATAN – THE WITCH 魔女グレートサタンの復活 Majo Gureeto Satan-no Fukkatsu
58 A maldição da feiticeira (epílogo) GORDA – THE PHANTOM MONSTER まぼろしの怪獣ゴルダ Maboroshi-no Kaiju Goruda
59 Assassinos do além (parte 1) ALIEN GENOS – THE MESSENGER OF HELL 地獄の使者ジェノス星人 Jigoku-no Shisha Jenosu Seijin
60 Assassinos do além (epílogo) DEADLY DANCE OF THE MONSTER DOKURON 怪獣ドクロン死の踊り Kaiju Dokuron Shi-no Odori
61 Pânico no parque de diversões THE TERRIFYING MONSTER SHOW 恐怖の怪獣ショー Kyoufu-no Kaiju Shou
62 A última batalha (parte 1) THIS IS GORI’S FINAL DEATH-MATCH 最後の死斗だ猿人ゴリ!! Saigo-no Shitto-da Enjin Gori!
63 A última batalha (epílogo) GOODBYE SPECTREMAN さようなら・スペクトルマン Sayonara Supekutoruman

Casting de dubladores

Personagem Original Personagem Ator Dublador
Joji Gamou Kenji Tetsuo Narikawa Luís Nunes
Boss Kurata Chefe Kurata Tohru Ohira João Ferreira
Toshi Arito Ota Kazuo Arai Mário Vilela
Shinkichi Kaga Kato Takatsumi Watanabe João Paulo
Koji Ota Wada Koji Ozaki Marcelo Gastaldi
Rie Endo Minnie Machiko Konishi Leda Figueiró
Mineko Tachibana Chieko Sakurako Shin Sandra Mara Azevedo
Midori Sawa Yumi Rumi Gotoh Rita Cléos
Hiromi Yanagida Kimie Taeko Sakurai Leda Figueiró
Hakase Gori Gori Takanobu Tohya Carlos Seidl
Enjin Ra Karas Koji Uenishi Osmiro Campos
Spectroman Spectreman Koji Uenishi Luís Nunes
Nebula Dominantes Koji Kobayashi João Ângelo
Nareta Narrador Koji Kobayashi Carlos Seidl

Vale a pena ver também

...ou deixe um recado por aqui :)
  1. santista

    4 / 24 / 2015 21:39

    Gostaria de deixar registrado que sempre assisti e gostaria de que voltasse a passar na tv para assistir novamente,por outro lado,onde posso baixá-los?Se alguém souber pode me mandar um E-mail por favor.

    Responder

Apelido:

E-mail:

Website:

Seu comentário:

Publicar Comentário