Comercial do Baton

13 outubro 2014 Televisão    # 4.116 views
destaque

As propagandas brasileiras estão entre as melhores do mundo, sendo frequentemente premiadas mundo afora. Os anos 80 ficaram marcados por terem registrados algumas das mais famosas e inesquecíveis propagandas já realizadas no país. Uma delas certamente é o comercial do Baton. Sim, o chocolate da Garoto fez um enorme sucesso naqueles tempos, principalmente após o início da veiculação do comercial que “induzia” o telespectador a comprar o chocolate.

Muitos não gostaram da propaganda, afirmando até que ela utilizava recursos para manipulação do consumidor, já que era repetido a exaustão o mantra “compre baton, compre baton”, como se o telespectador ficasse hipnotizado e, por isso, não tivesse outra opção a não ser comprar o chocolate. Aliás, no comercial, uma criança segurava um chocolate Baton como se fosse um pêndulo e o balançava para um lado e para o outro, como fazem os hipnotizadores. E repetia o mantra “compre baton, compre baton”. Sensacional!

O comercial não agradou a todos, por isso, por causa dessa suposta manipulação, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) mudou o código que regulamenta a propaganda brasileira, impedindo, portanto, que propagandas similares a do Baton fossem veiculadas. Ou seja, foram impostos certos limites à publicidade brasileira e proibidos os comerciais que induziam a compra de um produto.

Essa “lavagem cerebral”, ou melhor, essa “indução”, funcionou bastante com os pais e as crianças (Compre Baton, seu filho merece Baton), que realmente compraram à baldes o chocolate Baton. O comercial sem dúvida alguma alavancou as vendas, tornando, assim, a marca do chocolate Garoto ainda mais famosa. E apesar de o comercial ter sido censurado, e já ter se passado mais de 25 anos em que ele foi ao ar, a propaganda ainda é muito lembrada e comentada quando remexemos o baú dos anos 80.

Até hoje o chocolate Baton, que foi lançado em 1956, pela Garoto, é vendido com sucesso, à varejo ou nas caixas de bombom Garoto. Além do mais, o seu formato de batom fez com que esse chocolate se diferenciasse dos outros. O formato pouco comum acabou se tornando bastante atrativo. Além do tradicionalíssimo sabor de chocolate preto, de uns anos para cá a Garoto lançou o chocolate Baton branco. Até hoje o Baton é um dos chocolates mais vendidos do Brasil.

Na Páscoa, além dos tradicionais ovos de páscoa redondos também era possível comprar um Baton “gigante”, que somente era vendido durante essa época do ano. Já vi vendendo por aí anos atrás, mas confesso que não tenho reparado mais nas lojas. Será que não são mais vendidos, ou eu é que não tive a sorte de vê-los novamente? Como era vendido somente uma vez ao ano, muitas pessoas aproveitavam a chance de comprar um Baton “gigante”.

Compre Baton

Chocolates Garoto

Fundada em 1929, a Chocolates Garoto é uma empresa com a qual os brasileiros se identificam. Afinal, ela faz parte da história de muitos brasileiros que cresceram descobrindo os sabores dos chocolates Garoto durante os mais de 80 anos de existência da marca.

A maior fábrica de chocolates da América Latina, a Garoto, está localizada em Vila Velha, no Espírito Santo. Ela conta com uma linha de mais de cem produtos, comercializados em todo o Brasil e também no exterior.

Além de bombons e ovos de Páscoa, a Garoto lançou o picolé Baton preto e branco, também um sucesso. A partir de 2007, outras marcas famosas de chocolates Garoto também ganharam versões em sorvetes e cones.

...ou deixe um recado por aqui :)
Apelido:

E-mail:

Website:

Seu comentário:

Publicar Comentário