A Maquiagem nos Anos 80

16 dezembro 2014 Aconteceu nos Anos 80    # 10.854 views
destaque

A Maquiagem nos anos 80 simbolizou o que estava acontecendo naquela época. Não era apenas uma moda que “pegou”, acima de tudo era uma maneira das mulheres expressarem aquele momento particular da história, expressarem como estavam se sentindo, refletindo o aumento do feminismo e celebrando a liberação da mulher – era o poder feminino que havia chegado para ficar!

Os anos 80 tiveram vários ícones que ajudaram na luta do feminismo. A maior de todas foi Madonna, claro, mas Cindy Lauper, Grace Jones, Jane Fonda e muitas outras eram modelos para milhões de outras mulheres – e até o Boy George, por que não?

O feminismo de Madonna e a Super-Mulher de Jane Fonda

Enquanto Madonna se transformava no maior ícone feminista da década de 80, Jane Fonda ensinava como manter um corpo nos “padrões” de beleza da época, valorizando ainda mais a mulher.

Madonna tinha aquele jeitão rebelde, mas incrivelmente sexy. Aliás, tudo na cantora transbordava sensualidade, desde suas roupas até seus clipes. Suas músicas falavam abertamente de sexo e outros tabus, como religião, enfurecendo as tradicionais “organizações familiares” e obviamente a igreja.

Era uma “rebelde sexy”, que carregou a bandeira feminista e deu um empurrão para as mulheres se sentirem mais independentes, fortes e valorizadas – e bonitas, claro.

De repente, o mundo inteiro copiava Madonna, desde suas roupas até sua maquiagem. Uma maquiagem carregadíssima nas cores, bem antenada com o glamour das discotecas e com o desejo de liberação das mulheres.

Madonna 80s

Tudo era um exagero – maquiagem carregada nos olhos, lábios e bochechas. As sobrancelhas não eram feitas como hoje, então eram cheias e naturais, ressaltando ainda mais a expressão dos olhos, que ainda levavam grandes cílios postiços.

Já no campo do corpo, a moda trazia volumes e proporções diferentes, e sempre contava com muita lycra, cores e a busca por um corpo perfeito. Jane Fonda e a modelo Elle MacPherson eram os bastiões dessa busca. Grace Jones e seu corpo definido e musculoso também.

A Super Mulher estava em voga. Todas andavam muito bem produzidas, com unhas sempre feitas, cabelos volumosos (e sempre armados, como se tivessem acabado de sair de uma sessão de escova e laquê do salão) e tailleurs de ombros largos e escarpins. Era tudo ou nada, então o over, o exagero, era o que ditava as preferências da moda.

Dessa época as mulheres herdaram uma maior liberdade, maior (e melhor) inserção no mercado de trabalho e a busca pelo corpo perfeito, que perdura até hoje. Na década de 80, quando dietas e ginásticas não davam conta, as mulheres começaram a recorrer a cirurgias plásticas – foi ali que começou essa onda também.

Jane Fonda chegou a admitir, anos depois, que mantinha seu corpo com lipo. A indústria de cosméticos também teve seu boom, se transformando no que é hoje. Avanços tecnológicos permitiram que as empresas lançassem produtos específicos, como cremes que combatiam o envelhecimento precoce, anti-rugas e anti-celulite.

Maquiagem Olho

Maquiagem misturada de Punk e New Wave

moda anos 80 punk rockNo final dos anos 70 e comecinho dos 80, a maquiagem e a moda que mais influenciavam as mulheres era meio punk. Bastante couro, tachinhas nas roupas, arrastão, cabelos rebeldes… tinha um quê gótico também, com olhos carregados no preto e a pele meio pálida.

A onda New Wave dos anos 80 promoveu uma mistura de estilos. O New Wave, um estilo de música que veio do rock, era alegre e “colorido” – bem colorido. Muito gel nos cabelos e maquiagem carregada, com cores fortes. O movimento acabou virando referência da década de 80, tanto pop quanto cultural.

O blush era carregado, assim como as sombras, sempre com cores fortes. O azul era a cor predominante, mas às vezes apareciam sombras com várias cores, estilo arco-íris mesmo. Os batons também eram marcantes, com vermelhão, laranja e fúcsia sendo as cores favoritas para compor o look.

A junção do estilo meio punk-gótico com o New Wave foi uma salada, mas uma delícia também. Uma coisa meio rebelde do rock, misturada com a alegria e colorido do pop. Então tinha couro, lingerie como roupa de cima e muita maquiagem colorida, claro.

Pense em Madonna puxando a fila no melhor estilo “Like a Virgin” e você vai entender melhor o que estou dizendo.

Voltando no tempo – faça a maquiagem dos anos 80

Que tal aprender a fazer uma maquiagem direto dos anos 80? Você não precisa sair assim na rua, mas quem sabe numa festa temática ou à fantasia? Pode ser divertido também ver como você se pareceria naquela época! 🙂

...ou deixe um recado por aqui :)
Apelido:

E-mail:

Website:

Seu comentário:

Publicar Comentário