Costumes dos Anos 80

28 maio 2014 Aconteceu nos Anos 80    # 12.517 views
destaque

Os anos 80 deixaram saudades e até hoje festas temáticas são realizadas para relembrar aqueles tempos. Nas festas, as pessoas cantam e dançam ao som de antigos sucessos. Algumas chegam a ir vestidas como na década de 1980, com calças de cintura alta (usadas com cintos finos e coloridos), blusas e casacos com ombreiras, blusas e calças com cores vivas e cítricas, etc. Nas festas, também não podem faltar as guloseimas que tanto adoçavam a boca das crianças, como chicletes, chocolates, balas, pirulitos, tudo dos anos 80, e que ainda hoje são encontradas à venda.

Uma das marcas mais fortes daqueles anos eram as roupas com ombreiras, consideradas hoje over e cafonas. Elas faziam um enorme sucesso naqueles tempos. Era obrigatório ter uma peça de roupa com ombreira no armário. A saia balonê, que fora moda no início da década de 60, também voltou com tudo. Macacões, leggings e bermudas também fizeram parte do figurino das mulheres. Também era comum ver pelas ruas mulheres usando blusas com mangas enormes, chamadas “mangas morcego”, inspiradas pelo figurino da personagem Viúva Porcina, interpretada por Regina Duarte na novela "Roque Santeiro".

Nos pés a grande novidade eram os tênis All-Star e Kichute, além dos tênis quadriculados. Uma febre em todo o Brasil. As mulheres não andavam sem as suas sandálias coloridas e escarpins. Aliás, o escarpin se tornou extremamente popular na época.

Diferentemente do que é hoje, quando a maioria das mulheres quer ter cabelos super lisos, nos anos 80 os cabelos volumosos é que ditavam a moda. Atrizes e cantoras exibiam o visual para milhões de mulheres que sonhavam em ter cabelos iguais. Madonna, Cher, Cláudia Raia e Farrah Fawcett eram referência quando o assunto era cabelo. Também foi moda colocar gel new wave colorido nos cabelos. A maquiagem também ganhava atenção especial. Muito blush no rosto, sombras carregadas e batons com cores fortes.

Para compor o visual, os acessórios eram fundamentais. Quem não se lembra do relógio Champion, que trocava a cor da pulseira, ou do relógio Swatch? Havia também os modelos de relógio com calculadora como o relógio calculadora Casio e os que vinham com joguinhos como o Casio Game 10. Para as meninas, o visual só ficava completo com os brincos coloridos e as pulseiras de borracha, além, é claro dos colares em crucifixo, moda lançada por Madonna, e copiada em todo o mundo.

Anos 80

Na música, na TV e no cinema

Na música era tempo de rock. E o rock nacional explodiu. Bandas como Paralamas do Sucesso, Blitz, Barão Vermelho, Titãs, RPM, Legião Urbana, Kid Abelha despontaram para o sucesso, e o público cantou e dançou junto ao som de jovens promessas do mundo musical. Com exceção da Legião Urbana, todas as outras bandas continuam na estrada, lançando novos hits e tocando aquelas canções que marcaram uma geração.

Não é possível falar nos anos 80 sem lembrar dos grandes ícones do pop: Madonna e Michael Jackson. Os dois praticamente dominaram a cena musical internacional naqueles anos. Madonna lançou moda. O seu estilo se tornou uma (ou a maior) tendência de moda feminina dos anos 80, por isso seu visual, suas roupas ousadas e acessórios eram copiados a exaustão. Já Michael Jackson virou o "rei do pop" ao lançar o disco "Thriller", o álbum mais vendido na história. Ele conquistou o mundo com o passo "moonwalk", no qual deslizava seus pés no chão como se caminhasse na lua, e conquistou muitos fãs que faziam questão de imitá-lo. No cenário internacional da música também não se pode esquecer do fenômeno musical Menudo, grupo formado por cinco adolescentes de Porto Rico, que cantavam e dançavam. As adolescentes iam ao delírio quando viam os meninos no palco.

Na televisão ocorreu uma explosão de programas infantis. O grande nome dos anos 80 foi, sem dúvida, Xuxa. Depois de três anos como apresentadora do programa "Clube da Criança", da extinta Rede Manchete ela iria para a Rede Globo. Foi nessa época que ela se tornou a "Rainha dos Baixinhos". Xuxa ditou moda. Suas botas de cano longo, suas roupas curtas e coloridas, suas chuquinhas no cabelo, tudo o que ela vestia ou usava servia de inspiração para os "baixinhos" e adolescentes usarem. Sem dúvida, Xuxa foi um dos principais nomes da década de 1980. O seu programa "Xou da Xuxa" foi um estrondoso "sucexo". Outro programa da Rede Globo que também encantou a garotada foi o Balão Mágico, apresentado pelo grupo infantil A Turma do Balão Mágico formada por Simony, Mike, Tob, Jairzinho e Ricardinho. Não se pode esquecer ainda do personagem Fofão, interpretado por Orival Pessini e que participou do programa infantil Balão Mágico.

Foi também nos anos 80 que surgiram outros apresentadores infantis, cujos programas deixaram saudades. No SBT, por exemplo, o palhaço Bozo e Mara Maravilha se tornaram alguns maiores ídolos infantis da história da televisão brasileira. Em substituição à Xuxa, a Rede Manchete contratou a adolescente Angélica, na altura com 13 anos. A menina lourinha conquistou a criançada ao apresentar os programas "Nave da Fantasia" e "Clube da Criança".

No cinema, o filme "E.T. – O Extraterrestre" bateu recorde de bilheteria, e "Curtindo a Vida Adoidado" conquistou os jovens. Aliás, a lista de filmes que marcaram época é enorme. Só para citar alguns destaque para "Karatê Kid", "Quero Ser Grande", "Olha Quem Está Falando", "Indiana Jones", "De Volta Para o Futuro" e muitos outros.

...ou deixe um recado por aqui :)
  1. 7 / 3 / 2014 16:11

    estou fazendo um trabalho sobre isso

    Responder

    • jprabebelo

      9 / 21 / 2017 16:17

      tambem so que dois anos depois vc estuda em qual escola

      Responder

  2. 7 / 3 / 2014 18:12

    entao etamos juntas nessa nick

    Responder

  3. lemão

    7 / 15 / 2014 22:39

    muito bacana esse cantinho pra lembrar dos bons tempos

    Responder

  4. Isabela

    8 / 23 / 2014 12:51

    Eu fiz um trabalho isso e essa pagina me ajudou muito

    Responder

  5. 8 / 19 / 2015 12:11

    É nóis na fita

    Responder

  6. Beêh

    8 / 27 / 2015 19:26

    Fiz trabalho sobre isso, a página tá me ajudando muuito ??✌

    Responder

  7. 11 / 13 / 2015 13:36

    Quem quiser ser meu amigo no facebook eu posto músicas antigas rock internacional e nacional para relebrar os velhos tempos que não voltam mais! Abraços! André Oliveira

    Responder

    • 11 / 13 / 2015 13:42

      Ops. meu Facebook é andredeoliveirapaulo@yahoo.com.br
      Posto músicas antigas dos lindos tempos nostalgicos.
      Rock internacional e nacional espero ter bastantes amigos
      mesmo sem conhecer pessoalmente. peo menos que gostem de músicas antigas porque as músicas de Hoje só deixam a desejar. Obrigado!

      Responder

  8. nick

    9 / 28 / 2016 16:17

    Nossaaaa, muitooooooo bommmmmmmm <3
    Amei Essa POHAAA

    Responder

Apelido:

E-mail:

Website:

Seu comentário:

Publicar Comentário