Thundercats

2 agosto 2013 Desenhos Animados    # 281 views
destaque

Quem foi criança ou adolescente nos anos 80 acompanhou com atenção as aventuras dos ThunderCats, um grupo de felinos humanoides que após fugir da destruição de Thundera, seu planeta natal, chega no terceiro planeta de um sistema solar. Aliás, a animação ágil e os roteiros caprichados também despertaram o interesse do púbico jovem, adulto e fãs de HQs. O desenho acabou virando um clássico.

Criada pelo desenhista Ted Wolf, a série de animação é uma realização da norte-americana Rankin/Bass e da Telepictures Corporation. ThunderCats passou dois anos sendo produzida pela empresa japonesa Pacific Animation Corporation, de 1983 a 1985, tendo estreado em 23 de janeiro daquele ano, em canais locais dos Estados Unidos. Em pouco tempo, se tornou líder de audiência. A distribuíçao do desenho ficou a cargo da Lorimar-Telepictures. No total foram exibidas quatro temporadas do desenho animado, sendo que a primeira contou com 65 episódios (1985) a segunda, com 20 (1987-1988), a terceira temporada com 20 episódios (1988-1989) e a última também com outros 20 episódios (1989-1990). No intervalo da primeira para a segunda temporada, ou seja, em 1986, foi realizado o filme ThunderCats – HO!.

Sucesso em muitos países, inclusive no Brasil, ThunderCats foi exibida inicialmente em 1986 até 1990 pela Rede Globo. No entanto, não foram apresentados todos os episódios. De um total de 130, foram exibidos somente os primeiros 100 episódios. A Globo voltou a exibir ThunderCats em 1995, no programa infantil TV Colosso, ao mesmo tempo em que era apresentado pelos canais Warner Channel e Cartoon Network. No Brasil, ThunderCats voltaria a televisão no SBT, no programa Bom Dia & Companhia, em 2001 (foi mostrada a série até o final) e no programa Sábado Animado em 2012.

Thundercats

Os Origem dos ThunderCats

Depois de sobreviverem a explosão de Thundera, os ThunderCats, grupo de felinos de nobreza Thunderiana, tiveram que fugir de seu planeta natal. Estavam no grupo Lion-O, o jovem líder dos ThunderCats, Cheetara, Panthro, Tygra, WilyKit, WilyKat e Snarf. Antes de chegarem ao Terceiro Mundo, todos ganham roupas especiais e armas. E assim, com os poderes recebidos eles estão prontos para enfrentar os mutantes.

Enquanto eles viajam para um novo mundo, a frota na qual estão é atacada pelos inimigos dos Thunderianos, os mutantes de Plun-Darr. Algumas naves são destruídas, porém apesar de a nave-mãe ser invadida, o inimigo é derrotado. Os mutantes estavam em busca da lendária Espada Justiceira que estava a bordo dela, e que possui o Olho Místico de Thundera, a fonte do poder dos ThunderCats, encrustado na empunhadura. Lion-O levanta a espada e com o seu poder consegue expulsar os mutantes.

Apesar dos danos causados à nave-mãe, os mutantes não conseguem derrubá-la e Jaga, o velho-guardião de Lion-O, pilota a nave e leva todos em segurança ao "Terceiro Mundo". Durante a viagem que leva décadas, Java morre, já que é o único a não viajar dentro da cápsula de suspensão.

Lion-O era um garoto quando deixou Thundera. Ele passou toda viagem na cápsula de suspensão (que retarda o processo de envelhecimento), mas depois de acordar de seu estado de animação suspensa no Terceiro Mundo, Lion-O percebe que sua cápsula, por algum motivo, não conseguiu inibir o seu envelhecimento. Assim, ele sai de Thundera como um garoto e chega ao Terceiro Mundo como um adulto, o líder dos Thundercats.

E assim inicia a história de Lion-O e dos ThunderCats no Terceiro Mundo. E eles não têm descanso! Os mutantes também pousam sua nave espacial na terra e imediatamente iniciam uma luta com os ThunderCats. Eles são expulsos pelos ThunderCats, mas retornam, e ao procurarem um local para construirem a sua base encontram uma gigantesca pirâmide negra. É lá que que Escamoso, Chacal e Simiano encontram Mumm-ra, um rei do Egito com poderes místicos gigantescos e que estava vivo há mais de mil anos no Terceiro Mundo. Mumm-Ra faz uma aliança com os mutantes, já que ele também quer o Olho de Thundera e o seu poder infinito e, é claro, destruir os ThunderCats no caminho.

No Terceiro Mundo, os ThunderCats encontram nativos que se tornam aliados contra os mutantes. Juntos eles constróem a Toca dos Gatos, a casa e sede dos ThunderCats. A fortaleza foi projetada por Tygra e possui avançados equipamentos de artilharia e rastreamento. Uma cabeça com o formato da cabeça de um felino ficava na parte mais alta da fortaleza, que podia se mover para vários lados. Dos olhos da cabeça saiam possantes raios capazes de destruir quase tudo que encontrava pela frente. Os ThunderCats possuem ainda em seu arsenal o Thundertank, veículo capaz de enfrentar os mais diversos tipos de terreno, e onde são transportados todos os felinos.

Os Personagens

Lion-O – Líder dos ThunderCats que moram no Terceiro Mundo e lutam pela ordem e justiça. Lion-O recebe como herança a Espada Justiceira, utilizada para chamar todos os ThunderCats quando está em perigo. A espada é poderosa, através dela é possível ver "além do alcance", ou seja, Lion-O consegue ver o que se passa com um ThunderCat que esteja em perigo. A Espada Justiceira também solta raios poderosos e possui ainda o "Olho de Thundera", a fonte de força de Thundera, o símbolo maior que representa o seu lema: justiça, verdade, honra e lealdade. Lion-O conta também com o Escudo-Garra, uma luva metálica em forma de pata de Leão que se encaixa na sua mão e pode ser utilizada como escudo. Ela reflete e detém raios de energia, atira garras ligadas a fios super resistentes e solta gases de diversos tipos.

Panthro – Integrante dos ThunderCats. Representa uma pantera negra na linhagem Thunderiana. No grupo é ele que possui a maior força física. Panthro é mestre em artes marcias, e especialista em tecnologia avançada e mecânica. O veículo de combate Thunder-Tanque; as pranchas de Willykit e Willycat, a nave espacial Feliner; e os planadores ThunderClaw e HoverCat são criações de Panthro. O personagem ainda usa espigões como arma que saem de uma espécie de suspensório que usa. Ele também conta com o nunchaku, capaz de expelir gases de várias espécies e raios. Seu ponto fraco é o medo de morcegos energia, existentes no Terceiro Mundo.

Tygra – Pertence à linhagem dos tigres Thundera. Tygra é um dos mais poderosos e versáteis Thundercats. Calmo e racional, Tygra é o cientista do grupo além de ser um experiente arquiteto, tendo projetado a Toca dos Gatos. Ele também é o vice-líder dos Thundercats, assumindo o comando do grupo nas situações em que Lion-O não pode fazê-lo. Tem como arma uma boleadeira com poder para torná-lo invisível. Seu ponto fraco é a água, pois não sabe nadar.

Cheetara – Destemida guerreira, não hesita em entrar em ação para combater os vilões. Seu grande poder é a sua velocidade fora do comum, sendo superior a qualquer veículo terrestre motorizado. Cheetara tem poderes psíquicos, sendo capaz de ter premonições e visões e prever acontecimentos. Usa um bastão acrobático para se defender. Também é uma poderosa feiticeira, pois foi treinada por Jaga. Seu ponto fraco é a claustrofobia.

Willy Kat – Garoto curioso e brincalhão, é irmão de Willy Kat. Desajeitado, não consegue voar direito em sua prancha voadora espacial construida por Panthro. Quando sairam de Thundera, os irmãos eram meninos e chegaram um pouco mais velhos ao Terceiro Mundo.

Willy Kit – Esperta e curiosa, é irmã de Willy Kat. Sabe voar e controlar muito bem a sua prancha espacial. Willy Kit possui as mesmas armas que Willy Kat, ou seja, as cordas especiais e as cápsulas com vários efeitos distintos, mas sua arma de escolha são bolinhas explosivas que liberam substâncias, além de um laço que estica (muitos metros!), forte o bastante para amarrar até robôs gigantes.

Lynx-O – Lynx-O tem seus olhos queimados pelas chamas durante a explosão de Thundera. Ele fica cego, mas apesar de não enxergar mais, Lynx-O consegue lutar quando é preciso, pois se orienta por sua audição super desenvolvida. E quando Lion-O projeta o Olho de Thundera, enquanto todos os outros Thundercats ficam com os olhos iluminados, Lynx-O fica com as orelhas iluminadas.

Bengali – Irmão de Tygra (linhagem dos tigres brancos). É o ferreiro do grupo e usa um martelo como arma e ferramenta, com o qual já consertou a Espada Justiceira. Bengali, assim como Tygra, é muito cauteloso no que faz, sempre pensando duas vezes antes de agir.

Pumyra – Prima-irmã de Cheetara. Tem uma corda como arma, mas também tem umas espécies de "bolas" pequenas que ela coloca em sua corda e que batem no oponente com muita força. Ela, Lynx, BenGali e Snarfinho moram na Torre da Justiça.

Jaga – Mentor e guerreiro, mestre de todos os ThunderCats. Ainda em Thundera, Jaga era o líder e fundador da linhagem e da filosofia dos ThunderCats que têm a missão de manter vivo o sagrado código de Thundera: Justiça, Verdade, Honra e Lealdade. Jaga foi um dos maiores membros do conselho Thunderiano e foi também um grande, fiel e verdadeiro amigo do rei Claudius, pai de Lion. Jaga é o verdadeiro senhor da Espada Justiceira.

Snarf (Osbert) – Simpático e divertido, o pequeno Snarf cuida de Lion desde que ele era um jovem príncipe de Thundera. Está sempre resmungando algo, pois acha que os ThunderCats não reconhecem a sua ajuda. Faz o trabalho corriqueiro na Toca dos Gatos. Aparentemente inútil, Snarf é de grande importância para os ThunderCats já tendo, inclusive, salvado Lion-O de perigos.

Snarfinho – Sobrinho de "Osbert". Cuida da manutenção dos equipamentos, entre outras tarefas, na Torre da Justiça, onde também moram Lynx, Pumyra e Bengali.

Aliados e nativos do Terceiro Mundo

Donzelas Guerreiras – Tribo de mulheres guerreiras. São governadas por Wylla e sua irmã, Nayla. Quando elas descobrem que os ThunderCats não são maus, tornam-se amigos e os ajudam em várias ocasiões.

Berbils – Robôs com forma de coalas que vivem nas florestas do Terceiro Mundo. São um dos primeiros amigos dos ThunderCats. Roberbill, casado com Roberbella, é o líder. Eles ajudam na construção da "Toca dos Gatos" e da "Torre da Justiça" e em várias ocasiões.

Mandora – Vigilante espacial que ajuda os ThunderCats.

Tchagara – Espécie de bruxa thundercat que vive na Grande Profundeza. Ela é a guardiã do Grande Giroscópio de Nova Thundera.

Mão Leve – Foi o rei dos batedores de carteiras até ser capturado por Mandora e ser solto (acidentalmente) por Lion. Foi preso e feito refém pelo Capitão Buscapé. Mão Leve escapa com a ajuda de Lion e Mandora e depois os ajuda a capturar Buscapé. Por seus bons serviços, é perdoado e nomeado assistente de Mandora.

Hashiman – Samurai muito honrado, que inicialmente tentou eliminar Lion enganado por Munm-Rá. Quando descobre a verdade, Hashiman se torna amigo dos ThunderCats. Sua arma é uma espada, chamada de Corta Trovão. No desenho, a Corta Trovão é uma arma especial, uma das poucas que faz frente à Espada Justiceira.

Mumm-Rana – É uma versão feminina e benigna do vilão Mumm-Rá e vive numa pirâmide branca, obtendo poderes dos Espíritos da Luz.

Homem da Neve – Um homem gato que vive na montanha gancho, uma montanha gelada do Terceiro Mundo, auxiliado por um gato da neve conhecido como Snow Miau.

Tuscas – Espécie de leões marinhos guerreiros.

Vilões de ThunderCats

Mumm-Ra – Inimigo número 1 de Lion-O e dos outros ThunderCats. Ele é um ser horrendo de aparência extremamente envelhecida com um corpo enfaixado e que veste um longo manto vermelho. Vive dentro de uma pirâmide mística construída há milênios e dorme em um sarcófago, onde mantém suas energias renovadas. Na pirâmide há ainda a sala central onde se encontram o caldeirão mágico e as quatro estátuas gigantes dos Antigos Espíritos do Mal, além de muitas salas e corredores misteriosos. Através do caldeirão, Mumm-Ra pode ver e projetar imagens de tudo o que desejar e é através dele que ele pode também manter contato com Nêmesis, a força das trevas. Mumm-Ra evoca espíritos do mal quando quer enfrentar os ThunderCats, sendo transformado numa entidade mais poderosa, deixando de ser uma múmia envelhecida e desgastada pelos milhares de anos de vida. Ele ganha músculos, altura e faixas que recobrem seu corpo, e sua aparência é de um faraó semi-mumificado. Ele pode voar e assumir qualquer outra forma como disfarce. Mumm-Ra tem uma grande fraqueza: não consegue ver sua própria imagem refletida e quando isso acontece seus poderes se anulam, sua força vai embora e ele foge para o seu sarcófago.

Escamoso – Líder dos mutantes, da linhagem réptil de Plun-Dar. Comandou o combio de naves mutantes que atacou as naves dos ThunderCats no momento da explosão de Thundera.

Abutre – O mais inteligente dentre os mutantes. É o cientista e o engenheiro, constrói máquinas, armas e engenhocas. Ambicioso e dissimulado, mas bastante trapalhão. Quer ser o líder dos mutantes e tenta tomar a posição de Escamoso.

Simiano – É um macaco, um dos generais mutantes ao lado de Escamoso, Chacal e Abutre. Possui força física acentuada, mas seu intelecto é limitado. É o mais primitivo de todos os vilões mutantes. Não pensa antes de agir e usa a força bruta em primeiro lugar. Tem como arma um escudo metálico com uma cara de macaco entalhada na frente que lança bolas de fogo e outros artefatos explosivos.

Chacal – É o homem-cão de Plun-Dar, e o terceiro em comando. É bastante astuto, porém é mais fraco fisicamente. Traiçoeiro, tenta tomar o controle dos mutantes.

Ratáro – Homem-rato, dotado de forte personalidade. É um dos mais terríveis mutantes. Chegou a tomar para si a liderança dos Mutantes. Possui o Olho de Rato, encravado em duas pequenas mas poderosas espadas. Ratáro ameaçou os ThunderCats, mas foi derrotado e fugiu. Escamoso voltou a ser líder.

Grune – Ex-thundercat, era o melhor amigo de Jaga quando ambos se tornaram ThunderCats. Grune ficou com inveja de Jaga quando este se tornou lider dos felinos, e junto de traidores thunderianos quebrou o código de Thundera. Foi derrotado por Jaga e selado no Terceiro Mundo. Grune possui somente um canino, ele lembra uma espécie de Leão negro e é dez vezes mais forte que Phantro. Tem como armas uma clava feita de thundrinio (pedras de fogo) e uma espada comum.

Lunatack´s – São inimigos interessados no 3º mundo para povoarem, pois seu planeta, uma das luas de Plunn-Dar, fora destruído.

Todos os Episódios de Thundercats

1 – Êxodo

2 – Aliança Profana
3 – Berbils
4 – Os Escravos do Castelo Plun-Dar
5 – Pumm-ra
6 – O Pirata Mão de Martelo
7 – É Questão de Tempo
8 – A Torre das Armadilhas
9 – O Jardim das Delícias
10 – Mandora, a caçadora do mal
11 – O Guerreiro Fantasma
12 – O Olhar Fatal
13 – Senhor da Neves
14 – A Espaçonave Enterrada
15 – A Cápsula do Tempo
16 – As Bolas de Fogo do Castelo Plun-Dar
17 – A Espada de Omens
18 – Imagem Distorcida
19 – Mongor
20 – Retorno a Thundera
21 – Dr. Dometone
22 – Prisão Astral
23 – A Rainha de Cristal
24 – Safari Joe
25 – Snarf Aceita o Desafio
26 – O Sexto Sentido
27 – O Thunder-Cortador
28 – Lobo Feroz
29 – Felliner – Parte I
30 – Felliner – Parte II
31 – Mandora e os Piratas
32 – O Retorno do Furão
33 – Dimensão da Destruição
34 – Rainha de Oito Pernas
35 – Espada no Precipício
36 – A Harpa do mal de Char-Nin
37 – Primeiro dia do Ungido de Lion: Prova de Força
38 – O Demolidor
39 – Barganha de Simiano
40 – Cilada Quase Fatal
41 – Os Micrits
42 – Segundo dia do Ungido de Lion: Prova de Velocidade
43 – O Gigante de Pedra
44 – A Rebelião de Chacal
45 – Turmagar, o Tuska
46 – Terceiro dia do Ungido de Lion: Prova de Agilidade
47 – Mumm-ra Berbil
48 – Praga Mecânica
49 – Encurralados
50 – Quarto dia do Ungido de Lion: Prova do Poder da Mente
51 – Excalibur
52 – O Segredo do Rei Gelo
53 – Bom e Feio
54 – O Reator Radioativo
55 – Dividir e Conquistar
56 – O Mestre dos Sonhos
57 – Fora de Alcance
58 – A Montanha
59 – A Poção do Super-Poder
60 – A Própria Imagem
61 – Quinto dia do Ungido de Lion: Prova do Demônio
62 – Os Gatinhos em Apuros
63 – Mumm-rana
64 – Personalidades Trocadas
65 – Boas Lembranças
66 – Os Novos Thunderianos
67 – Montanha de Fogo
68 – Avalanche
69 – A Volta de Hachiman
70 – Os Novos Thundercats
71 – Mumm-ra Vive – Parte I
72 – Mumm-ra Vive – Parte II
73 – Mumm-ra Vive – Parte III
74 – Mumm-ra Vive – Parte IV
75 – Mumm-ra Vive – Parte V
76 – Luta de Tigres
77 – Loucura
78 – A Máscara de Gordon
79 – A Bolha Maluca
80 – Juntos Ficamos
81 – Ilha da Revolta
82 – Troca do Tempo
83 – Música Pesada
84 – O Dia do Eclipse
85 – O Golpe
86 – O Cinturão de Mumm-rana
87 – Hachiman’s Honour
88 – Os Fujões
89 – Na Pele do Cão
90 – A Vingança de Abutre
91 – A Volta às Origens – Parte I
92 – A Volta às Origens – Parte II
93 – A Volta às Origens – Parte III
94 – A Volta às Origens – Parte IV
95 – A Volta às Origens – Parte V
96 – O Totem de Dera
97 – A Corrente da Lealdade
98 – Canyon de Cristal
99 – O Raio Telepático
100 – A Ilha do Exílio
101 – A Chave de Thundera
102 – Return of the Thundercubs (inédito no Brasil)
103 – A Fórmula
104 – O Medalhão que Cria Mentiras
105 – O Bracelete do Poder
106 – Dando Duro
107 – Thunderscópio
108 – O Dragão de Jade
109 – O Trem Circo
110 – O Último Dia
111 – Retorno a Thundera – Parte I
112 – Retorno a Thundera – Parte II
113 – Retorno a Thundera – Parte III
114 – Retorno a Thundera – Parte IV
115 – Retorno a Thundera – Parte V
116 – Leah
117 – O Homem Sapo
118 – A Herança
119 – Screw Loose
120 – Malcar
121 – Incapaz de Rir
122 – A Vingança de Cracker
123 – O Monstro de Musgo
124 – A Confusão de Ma-mutt
125 – O Mestre das Sombras
126 – A Canção do Cisne
127 – O Toque de Amortus
128 – O Fator Zaxx
129 – O Poço da Insegurança
130 – O Livro da Justiça

Vale a pena ver também

...ou deixe um recado por aqui :)
Apelido:

E-mail:

Website:

Seu comentário:

Publicar Comentário

Current ye@r *