Tartarugas Ninja

7 junho 2014 Desenhos Animados    # 2.162 views
destaque

Quando o personagem principal de um desenho animado é um animal, você pode ter certeza: a empatia com a criançada será imediata. Foi assim com as Tartarugas Ninja, série animada lançada nos anos 80, e que fez um enorme sucesso com a garotada no Brasil. No entanto, os personagens não foram criados inicialmente para um desenho animado, e sim, para uma revista em quadrinhos chamada "Eastman and Laird´s Teenage Mutant Ninja Turtles". Os desenhos eram em preto e branco. Aliás, os criadores Kevin Eastman e Peter Laird, ao criarem as tartaruguinhas valentes, se inspiraram nos quadrinhos de Frank Miller, de quem eram fãs. Rapidamente, as Tartarugas Ninja ganharam inúmeros fãs em todo o mundo.

Os personagens foram criados em 1984, mas somente chegaram a televisão em 1987. As Tartarugas Ninja surgiram em forma de minissérie em cinco partes, com episódios de meia hora de duração, tendo sido produzidos pela Fred Wolf Films e Murakami Wolf Swenson Inc. A animação foi mais centrada no humor e na ação do que na violência.

Ao virar série de animação para a televisão, algumas mudanças foram feitas na história das Tartarugas. As cores das bandanas, por exemplo, foram mudadas, já que as quatro eram vermelhas. Também foram alteradas a origem do Mestre Splinter e a profissão de April O'Neil (que foi de programadora para repórter). Outros vilões também surgiram como o alienígena Krang e os capangas Beebop e Rocksteady. E, em 1994, os desenhos deixaram o humor de lado e os episódios passaram a ter mais cenas de ação. Dois anos depois, em 1996, eram exibidos os últimos episódios de Tartarugas Ninja, desenho de maior duração até a chegada dos Simpsons, e posteriormente, dos novos desenhos do Scooby-Doo.

Originalmente, a série de animação estreou em syndicated, ou seja, a venda do seriado foi feita para diferentes canais. Inicialmente, a série não alcançou o sucesso esperado. No entanto, quando o filme "Tartarugas Ninja" chegou aos cinemas, em 1990, tudo mudou, e o programa se transformou numa verdadeira febre. Naquele mesmo ano, a rede CBS começava a exibir a série. No Brasil, o seriado de animação fez sucesso dentro da programação da Rede Globo. Depois, o desenho foi exibido no canal a cabo Record Kids.

As Tartarugas Ninja acabaram se tornando tão populares que foram lançados diversos produtos com a marca das tartaruguinhas. Desde brinquedos (os bonecos ficaram na lista dos mais vendidos) até cereais matinais. Em 2014 deve chegou aos cinemas mais uma aventura das Tartarugas Ninja.

4 Tartarugas

O surgimento das Tartarugas Ninja

A história das Tartarugas Ninja começa quando Yoshi, um grande lutador de artes marciais no Japão, foge para Nova Iorque, após matar durante uma briga, Nagi, o seu rival pelo amor da garota Tang. Yoshi foge levando consigo somente alguns pertences, entre eles Splinter. De tanto observar Yoshi treinando, o ratinho acaba aprendendo os golpes e truques. Tempos depois, Saki, irmão de Nagi, vai atrás de Yoshi. Quando o encontra, inicia-se uma grande luta. Yoshi é morto e a gaiola onde se encontrava Splinter se quebra e ele passa a vagar pelas ruas e becos da cidade. Splinter nutre um sentimento de vingança pelo o que aconteceu com Yoshi.

Num determinado dia, um caminhão deixa cair um container radioativo, que bate em um garoto que carregava um aquário com quatro tartarugas. A substância radioativa e o aquário caem dentro de um buraco na rua, e as tartarugas são contaminadas. Splinter, que presenciou toda a cena, resgata as tartarugas e cuida delas. Depois de algum tempo, as tartarugas e Splinter começam a crescer e assumem uma forma humanoide. A partir daí, Splinter passa a ensinar as tartarugas tudo o que aprendeu sobre artes marciais com o mestre Yoshi.

É desta forma que nasce Leonardo, Rafael, Michelangelo e Donatello, os nomes foram dados por Splinter, em homenagem a quatro grandes artistas renascentistas, Leonardo da Vinci (inventor e pintor), Raphael Sanzio (arquiteto), Michelangelo Buonarroti (pintor) e Donatello (inventor). Cada um deles possui características próprias. Leonardo é o líder das tartarugas. Ele usa uma bandana azul, e sua arma é uma espada ninja. Rafaelo usa máscara vermelha e sua arma é um par de sais (arma japonesa). Ele adora fazer brincadeiras, sendo Michelangelo seu alvo preferido. Também é cínico e pessimista. O festeiro e extrovertido do grupo é Michelangelo. Ele usa bandana laranja e sua arma é um par de nunchakus (uma arma de artes marciais). E, por último, Donatello, que é o cérebro do grupo. Ele usa bandana roxa e sua arma é um bô (cajado).

Apesar de suas personalidades serem diferentes, as Tartarugas Ninja tinham o mesmo objetivo: obter justiça e lutar contra as forças do mal. Outro ponto em comum era a adoração por pizzas. Eles não podiam viver sem pizzas. Michelangelo era quem mais gostava de comer. Na luta contra o mal, as Tartarugas Ninja ganham uma grande aliada: April O´Neil, que acaba se tornando o contato deles com o mundo fora dos esgotos.

Em Nova Iorque, as Tartarugas Ninja tem que enfrentar o Destruidor, o líder do Clã Foot, uma organização criminosa constituída de ninjas. Ele usa uma armadura metálica coberta de espinhos, um capacete triangular e uma máscara que deixa apenas seus olhos aparecendo. Entre os comandados do Destruidor está o rinoceronte Rockstead e o javali Beepop. O trabalho das Tartarugas Ninja não se limitava a enfrentar o Destruidor. Eles também tinham que enfrentar Krang, um alienígena que se alia ao Destruidor. Ao longo do seriado, vão surgindo novos vilões, como Dragonlord, Silver, Doutor Quease e Simon Bonesteel.

TMNT 4: Turtles in Time no Super Nintendo

...ou deixe um recado por aqui :)
Apelido:

E-mail:

Website:

Seu comentário:

Publicar Comentário