Os Snorkels

1 dezembro 2014 Desenhos Animados    # 2.622 views
destaque

A Hanna-Barbera foi responsável por alguns dos maiores clássicos animados dos anos 80. Já falamos de vários desenhos do estúdio por aqui e hoje lembraremos de mais um que ainda está bem vivo na memória: os Snorkels.

Chamado na verdade de Snorks, o desenho foi produzido pela Hanna-Barbera entre 1984 e 1989, com autorização de seu criador, o belga Nicolas Broca. Broca criou os Snorkels em 1982 e cá pra nós, a inspiração veio dos Smurfs. Mas existem mais curiosidades entre Smurfs e Snorkels do que você imagina. Acompanhe:

Smurf…quer dizer, Snorkels!

Os Snorkels, ao contrário dos Smurfs, não são de uma cor só. Na verdade, os seres que habitam o mágico mundo sub-aquático de Snorklândia têm várias cores. O nome Snorkels é por causa da cabeça dos personagens, que na verdade tem um snorkel mesmo, um tubo que sai da cabeça que provavelmente os permite respirar debaixo d’água. Cada Snorkel tem personalidade bastante definida (e estereotipada), como nos Smurfs.

Allstar Seaworthy – é o líder, um Snorkel atlético, heróico e justo.
Casey Kelp – é a namorada de Allstar.
Smallstar Seaworthy – irmã caçula de Allstar.
O Polvo Ocky – é o bichinho de estimação de Allstar.
Dymmi Finster – é amigo de Allstar.
Daphne Gillfin – melhor amiga de Casey, seria a Snorkel vaidosa. É namorada de Dymmi.
Dr. Galeno – é uma espécie de sabe-tudo de Snorklândia, tio de Allstar. Ajuda a turma em suas aventuras.
Tooter Shellby – é o Snorkel mudo, um dos melhores amigos de Allstar.
Júnior Wetwortf – é o Snorkel metido, valentão. É o vilão do desenho.
Jo-Jo – Snorkel inspirado no personagem Tarzan.
Corky – é o xerifão da Snorklândia.

Existem vários outros personagens secundários, mas já dá pra sacar que a inspiração veio dos Smurfs. A diferença é o tipo de mundo onde os Snorkels vivem. Ao contrário dos Smurfs, que viviam em uma sociedade coletiva, onde todos trabalhavam pelo bem do outro, a Snorklândia funciona mais como nossa sociedade e as personalidades refletem mais o comportamento dos adolescentes. Ou seja, os Smurfs tem uma mentalidade mais anos 60, 70, enquanto os Snorkels tentou cativar crianças e jovens da década de 80.

Os Snorkels

A criação dos Snorkels

Como eu comentamos lá no começo, Smurfs e Snorkels têm uma curiosa conexão. Não só no fator inspiração. Freddy Monnickendam era um empresário e cartunista belga que tentou comprar os direitos dos Smurfs, para produzir um desenho com a Hanna-Barbera. Ele não consegue, mas se torna sócio da SEPP, empresa responsável por todo merchandising dos Smurfs.

Monnickendam partiu então para as negociações com a Hanna-Barbera para desenvolver o desenho animado dos Smurfs. O problema é que o criador dos Smurfs (Pierre Culliford, conhecido como Peyo) se envolveu. Peyo queria que o desenho fosse fiel aos quadrinhos, já Monnickendam queria que fosse mais infantil, mais acessível ao público em geral.

Snorkels

Com a briga, Monnickendam resolveu que iria competir com os Smurfs e foi buscar seu próprio desenho. Ele então encontrou Nicolas Broca e o ajudou a desenvolver o conceito dos Snorkels. Em 1982 os dois lançam um quadrinho e fecham com a Hanna-Barbera e com a NBC a produção do desenho animado dos Snorkels.

Apesar de ficar 5 anos no ar (exibido pela rede americana NBC), o desenho não fez tanto sucesso quanto os Smurfs, mais conquistou muitos fãs, originou diversos produtos e conseguiu seu lugar na cultura popular. No Brasil, o desenho ficou popular por ter sido exibido na grade de programação do Xou da Xuxa, e posteriormente na TV Colosso.

...ou deixe um recado por aqui :)
Apelido:

E-mail:

Website:

Seu comentário:

Publicar Comentário