Muppet Babies

13 novembro 2014 Desenhos Animados    # 3.396 views
destaque

Os Muppets já eram um fenômeno cultural incrível quando viraram desenho. Criados em 1970, as marionetes tinham um programa de sucesso na TV, com esquetes cômicos e convidados especiais. Mas o público era na maior parte de adultos. Já na década de 80, o criador dos Muppets, Jim Henson, teve uma ideia. Inspirado por uma cena de um dos filmes dos Muppets (onde Caco e Miss Piggy aparecem em um berçário), Henson decide que queria uma versão dos Muppets que as crianças pudessem curtir tanto quanto os adultos.

Com a ajuda de Margaret Loesch, Henson idealizou os Muppets Babies, um desenho animado que contaria as aventuras de Caco, Piggy e seus amigos em suas versões infantis. A série de desenhos foi produzida pela empresa de Henson, a The Jim Henson Company em parceria com a Marvel Productions. Foram produzidos 107 episódios cujas histórias se passavam num berçário onde os exóticos bichinhos aprontavam muitas confusões.

A babá Nanny era quem cuidava dos Muppets Babies. A turma era formada por Piggy, a porquinha esnobe e aspirante a superstar; o sapo Caco, uma espécie de líder da turma; Robin, o sobrinho do Caco; Gonzo que vivia declarando seu amor a Piggy, mas essa, que só tinha olhos para Caco, não suportava a feiura do bichinho, com seu nariz grande que sempre o colocava em problemas como ficar preso a algum lugar; Fozzy um ursinho não muito esperto, autor das piadas mais sem graça da turma e que vivia repetindo: “wakka, wakka, wakka”; Animal, um bichinho com um apetite fora do comum que devorava tudo a sua frente, não tinha bons modos e nem sabia falar corretamente; Rowlf, um cachorro de fralda que não desgrudava do seu piano; Scooter, o nerd da turma; Skeeter, a irmã gêmea de Scooter que gostava muito de praticar esportes; Bunsen, o típico gênio maluco e seu assistente chamado Beaker, que vivia fazendo um som estranho: “beep, beep, beep”.

Os Muppet Babies

Marionetes que viraram desenho animado

Embora Muppets Babies tenha sido idealizado como uma versão mais infantil dos Muppets, o desenho manteve o charme e característica dos personagens originais. Os bebês contavam com uma imaginação bastante fértil, vivendo aventuras em mundos imaginários o tempo todo. Digamos que eles passaram de marionetes caóticas que viviam dando maus exemplos, para desenhos fofos que não perderam a inclinação para uma bagunça.

Os Muppets Babies viviam em um berçário, cuidados pela sempre alerta Nanny, a babá que só era vista do joelho pra baixo (sempre com meias listradas). Alguns elementos do desenho remetiam diretamente ao show das marionetes, como a interação dos personagens com clássicos do cinema. Sensacional!

Por essas e outras, Muppet Babies era um desenho inteligente, cheio de sacadas legais, que agradou tanto os fãs dos Muppets quanto o seu público-alvo, as crianças. E sem tratar as crianças como imbecis, coisa que a maioria dos desenhos gosta de fazer…

Um bom exemplo é o episódio em que Scooter fica gripado. Além de aprenderem que anticorpos combatem a gripe (lado educativo do desenho), os Muppets Babies embarcam em uma viagem dentro de um pequeno submarino dentro do corpo do menino, remetendo ao filme Viagem Insólita (boa sacada do episódio). O desenho constantemente conectava as aventuras (lúdico), com informações (educativo) e boas sacadas e referências (inteligente).

O sucesso dos Muppet Babies inspirou uma onda de versões “baby” para outros desenhos, como Tiny Toon (Looney Tunes), O pequeno Scooby-Doo e Os Flintstones nos anos dourados.

Aqui no Brasil, os Muppet Babies foi exibido pela primeira vez na década de 80, no Show Maravilha, programa da Mara Maravilha no SBT.

Os Personagens de Muppets Babies

Como dito no início, Caco é o personagem principal, assim como nos Muppets. Ele é a corda que une todos os outros Muppets, e no desenho é da cabeça dele que brota a imaginação para diversas aventuras. Piggy é a porquinha que já sonha em ser estrela, desde bebê. Sempre apaixonada por Caco, que não tem muita paciência com ela. Gonzo sempre se declara pra Piggy, mas ela nunca dá bola pro narigudo esquisitão.

Fozzie é um urso fofo, mas que só conta piadas sem graça – e por isso é engraçado. Seu bordão, famoso no show, também fez sucesso no desenho – ele só ficava repetindo “wakka-wakka-wakka”.

Gonzo e Animal são os malucões da turma, verdadeiras forças da natureza e grandes responsáveis pelo tom caótico dos Muppets. Enquanto Gonzo só dá péssimos exemplos, como ser atirado de um canhão, Animal é o mais sem noção, vive esfomeado e devora tudo que encontra, não tem modos e só quer se divertir. Ele também não sabe falar direito e só repete seu nome, “animal”. Embora o tom dos dois seja mais “fofo” no desenho, eles ainda imprimem um ritmo meio amalucado – e muito bem vindo.

 Personagens Muppets

Completando o cast, tinha o cachorro hiperativo – e muito amigo – Rowlf, o nerd Scooter (espécie de ajudante de Caco, tirando a turma de vários apuros) e a irmão gêmea de Scooter, chamada Skeeter (ao contrário do irmão, não tem nada de nerd e adora esportes radicais).

Outros personagens faziam aparições, como o sobrinho de Caco, um girino que vivia em um aquário e se chamava Robin; Jairo, que era um assistente de cientista que só falava “mimimimimi” e Janice, que era mais crescidinha e já sabia ler.

Os Muppets Babies foram um enorme sucesso comercial, dando origem a vários produtos (de bonecos até cadernos e lancheiras) e marcando de maneira muito positiva a boa safra de desenhos da década de 80.

Vale a pena ver também

...ou deixe um recado por aqui :)
Apelido:

E-mail:

Website:

Seu comentário:

Publicar Comentário