Mightor

14 novembro 2014 Desenhos Animados    # 2.238 views
destaque

O desenho Mightor foi outro clássico dos estúdios Hanna-Barbera criado pelo mestre Alex Toth. Toth, pra quem não sabe, também criou outros clássicos como Johnny Quest, Os Herculóides, Galaxy Trio, Superamigos, entre outros.

O traço característico das criações de Toth está em Mightor, assim como a interessante dinâmica entre os personagens em um mundo improvável, mas que deu certo. A história do desenho se passa na pré-história, onde um jovem ganha o poder de se transformar em Mightor e assim defender sua tribo dos perigos. Eu me amarrava. Mais alguém aí? Acho que certamente.

Tinha até origem!

Alex Toth desenhava quadrinhos, sendo assim era importante para ele o herói ter uma origem. No caso de Mightor, a origem é a seguinte: Tor e seu fiel companheiro, o dinossauro Tog, estão caçando quando avistam um ancião em perigo. Ambos salvam a vida do velho, que para agradecer presenteia Tor com uma clava. Quando Tor levanta a clava, se transforma no poderoso Mightor, e se dinossauro em um igualmente poderoso dragão cuspidor de fogo. Os dois se tornam protetores da aldeia e de sua terra, os defensores dos fracos e oprimidos 😉

Quem curte quadrinhos saca logo onde Toth buscou inspiração: Shazam e Thor. Assim como em Shazam, Tor é um garoto que vira um adulto poderoso quando se transforma. O eremita que concede os poderes a Tor é semelhante ao Mago Shazam, que concede os poderes ao garoto Billy. A clava de Mightor é uma referência direta ao martelo de Thor, Mjolnir. Assim como o martelo, a clava pode disparar raios, desferir potentes golpes e ainda tem poderes mágicos (gera cataclismas e outros encantamentos).

Mas as semelhanças não param só no martelo e na clava. Quando Tor se transforma em Mightor, ganha vários poderes semelhantes aos de Shazam e Thor, como força descomunal e invulnerabilidade, além da capacidade de voar. Pra completar, ele ainda pode se comunicar telepaticamente com Tog (Aquaman, talvez? Chega de referências, rsrsrs).

Mightor

A galera de Mightor

Bem, como já relembramos, Mightor é na verdade o jovem Tor, e o dragão Tog é na verdade seu dino de estimação. O resto do pessoal que acompanha Mightor em suas aventuras são o chefe da tribo, Pondo, e seus filhos, Rok e Sheera. Rok é um pirralho que vive querendo imitar Mightor – com direito a fantasia – e sempre fica em perigo por causa disso, dando trabalho extra para o herói. Tem um mascote, uma espécie de Dodo pre-histórico chamado Ork. A irmã de Rok, Sheera, é o par romântico de Tor. Ele também possui um dino de estimação, Rollo, uma espécie de tartaruga-mamute. Sim, os bichos são todos estranhos 😉

Tog é o único que sabe a identidade secreta de Mightor. Tor faz um enorme esforço para sempre esconder seu segredo de Rok e Sheera.

Mightor na TV

Mightor foi mais um dos desenhos da época de ouro da Hanna-Barbera, que tinha Alex Toth no comando. Produzido entre 1967 e 1969, ele teve 49 episódios. No começo, Mightor era exibido pela CBS juntamente com As Aventuras de Moby Dick, outro desenho da Hanna-Barbera. Com o tempo, fez enorme sucesso e ganhou destaque.

O mundo concebido por Toth agradou tanto americanos quanto brasileiros. Dinossauros, monstros, homens-planta e um herói pré-histórico fizeram um casamento perfeito para gerar mais um clássico de Toth e da Hanna-Barbera. Nos anos 80 o desenho ganhou mais notoriedade por aqui, sendo exibido na extinta Rede Manchete.

Vale a pena ver também

...ou deixe um recado por aqui :)
  1. jj

    3 / 21 / 2015 22:48

    muito bom , nao perdia

    Responder

Apelido:

E-mail:

Website:

Seu comentário:

Publicar Comentário