O Gato Félix

20 agosto 2013 Desenhos Animados    # 289 views
destaque

Nos anos 80, muitas crianças no Brasil se divertiram assistindo ao desenho animado do Gato Félix, que foi criado na época dos filmes mudos na década de 1920. No entanto, os episódios que foram mostrados na televisão naquela época não foram os primeiros realizados nos anos 20 e, sim, os produzidos na década de 1960, quando o simpático gato já falava e contava com uma turma de amigos e inimigos.

felix-the-catHá muita controvérsia sobre a criação do personagem; há quem diga que foi o cartunista norte-americano Otto Messmer, enquanto que outros dizem que foi o cartunista australiano e empresário do cinema, Pat Sullivan. Os historiadores também dizem que Messmer teria sido o ghost-writer de Sullivan, ou seja, era ele quem estava por trás da criação das histórias, mas como a animação saiu dos estúdio de Sullivan, este se consideraria o dono do desenho. No entanto, apesar de Sullivan ter os direitos autorais sobre o desenho, Messmer seria o verdadeiro criador do Gato Félix.

 

 

Mas, ao contrário do que muita gente pensa, o Gato Félix surge primeiramente em forma de historinhas nos jornais nos anos 1900. Em 1919 ele foi parar nos cinema, e até então ele não falava. Somente em 1922 é que Félix surge como protagonista de uma série de desenhos animados em preto e branco. Foram 154 episódios ao todo e na primeira série dos desenhos, Félix era o único personagem.

O sucesso de Félix não durou muito e, em 1928, começa o seu declínio. Isto porque enquanto Sullivan e Messmer continuavam a criar e produzir desenhos mudos, Walt Disney apresentava ao mundo desenhos animados com som, principalmente os do Mickey Mouse. Em 1929, quando Sullivan decide distribuir desenhos animados sonoros de Félix, já era tarde demais e ele não obtém sucesso. A produção dos desenhos é suspensa em 1930.

O Gato Félix ganhou uma sobrevida em 1936, os desenhos eram sonoros e em cores, mas foi por pouco tempo, já que Félix estava proibido de aparecer nos cinemas dos Estados Unidos. Muitos anos depois, na década de 1950, os desenhos foram para a televisão, mais precisamente em 1953. Mas, foi somente nos anos 1960 que começou a revolução dos desenhos animados do Gato Félix. E quem promoveu essa mudança foi Joe Oriolo, criador do personagem Gasparzinho.

Assista aos desenhos do Gato Félix

Agora sim, o novo Gato Félix!

Felix the Cat 2Joe Oriolo redesenhou o gato, fez com que suas pernas ficassem mais compridas, e ainda criou uma bolsa mágica para Félix, que ao comando do gato se transforma em uma grande variedade de formas. Ele também não estava mais só, pois foram acrescentados novos personagens ao desenho como os amigos de Félix e os vilões, que o perseguiam para roubar sua bolsa mágica. Foi com essa nova roupagem que o Gato Félix voltou para televisão, sendo produzidos 260 episódios.

As mudanças no personagem e no universo de Félix deram novo fôlego ao desenho. E o sucesso voltou. Félix é um gato divertido, que vive numa grande casa e sempre carrega a sua bolsa mágica para todos os lugares. Ele conta com a ajuda dos amigos para despistar seus inimigos, principalmente o Professor, que quer roubar a sua bolsa mágica. Apesar de sempre se meter em confusões, Félix não as procura, mas elas acabam surgindo em seu caminho.

Felix

No Brasil, os desenhos do Gato Félix começaram a ser exibidos nos anos 60, na TV Tupi, passou pela TV Gazeta de São Paulo, e depois foi para a TV Globo onde foi exibido até a década de 1980, período onde obteve o maior sucesso de sua história e onde cativou mais a audiência das crianças. Na década seguinte, em 1990 o público brasileiro teve contato novamente com o personagem, agora exibido na TV Record. O Gato Félix também pode ser visto na Rede Brasil, Cartoon Network e Boomerang.

O sucesso do Gato Félix no Brasil também influenciou o escritor Monteiro Lobato que incluiu a história "O Gato Félix" (um gato impostor se passa pelo personagem Félix dos desenhos animados) no livro "Reinações de Narizinho". Em 1991, o Gato Félix protagoniza seu primeiro e único longa-metragem: Felix the Cat: The Movie.

Personagens

Gato Félix é um gato com pele negra e olhos brancos bem abertos. Sorridente e alegre, Félix é gentil, respeitoso e sempre valoriza as pessoas. Se mete em muitas aventuras e para se livrar das confusões que o acompanham, ele tem um arma secreta: seu rabo, que usa como objeto ou ferramenta. Dependendo da situação, ele pode arrancar e separar o rabo de seu próprio corpo. Essa característica do Gato Félix ajudou a transformá-lo em um dos personagens mais famosos do mundo. Mas, quando o rabo não é suficiente para tirá-lo da encrenca, mais que depressa ele saca a sua bolsa mágica, que pode se transformar em um barco ou avião, ou seja, em tudo que ele quiser para escapar das armadilhas de seus inimigos. Félix nunca se separa de sua bolsa mágica, utilizando-se dela para se defender dos ataques de seus inimigos.

AMIGOS:

  • Poindexter – menino gênio, cientista com QI 222. Sobrinho do Professor, explica tudo de modo científico.
  • Vavoom – amigo do Gato Félix. Ajuda Félix a escapar das mais difíceis situações, ao bradar “Vavoom” podia quebrar qualquer parede.
  • Kitty – namorada do Gato Félix.
  • Inky & Winky – sobrinhos do Gato Félix.
  • Skiddoo – amigo do Gato Félix. 

VILÕES:

  • Professor – cientista, é o grande vilão, persegue Félix durante toda a série. Seu objetivo é se apoderar da bolsa mágica de Félix, por isso o malvado Professor está sempre perseguindo o gato. Em seu laboratório Professor arquiteta várias maneiras para roubar a bolsa mágica. Professor tem inúmeros disfarces como O Xerife dessas bandas, O juiz, Roseira, Árvore, Cadeira de praia, Cactus, Outra árvore, Pedra, Jornaleiro, Sr Goodgly, Robô, Guarda, entre outros.
  • Rock Bottom – é um cachorrão, ajudante do Professor e está sempre a postos para roubar a bolsa mágica de Félix.
  • Mestre Cilindro – é um robô malvado que vivia na Lua e pensa ser o "Rei da Lua". Tem como objetivo capturar Félix e roubar a sua bolsa.
  • Gênio da Garrafa – quer colocar Felix na garrafa, mediante algum plano diabólico.

Vale a pena ver também

...ou deixe um recado por aqui :)
Apelido:

E-mail:

Website:

Seu comentário:

Publicar Comentário

Current ye@r *