Menu

A Cobrinha Azul

9 de setembro de 2013 - Desenhos Animados
A Cobrinha Azul

Uma Cobrinha Azul e um Besouro Japonês. Se alguém surgisse com essa ideia para um desenho animado, ia ser chamado de maluco, certo? Só que não! Na década de 80 um desenho de uma certa Cobrinha Azul que perseguia um besouro oriental fez um baita sucesso no Brasil e se você era criança na época, com certeza vai lembrar. Se nem era nascido, vale a pena conhecer!

A Cobrinha Azul, a menor e mais veloz cobra do hemisfério norte (nas palavras da própria), foi uma série de desenho animado produzido pelos estúdios De Patie-Freleng Enterprises entre 1972 e 1974. No entanto, apesar de ter sido exibida no Brasil nos anos 70 pela extinta TV Tupi, a reapresentação do desenho nos anos 80 na TVS (atual SBT) teve maior destaque e foi um grande sucesso. Sendo assim, quem era criança na época lembra bem das aventuras da Cobrinha Azul.

Inspirado em um réptil (blue racer) que vive nos Estados Unidos e é famoso pela velocidade com que ataca sua presa, o desenho mostrava as dificuldades enfrentadas pela esperta e rápida Cobrinha Azul para capturar sua refeição diária. Em seu caminho sempre aparecia o Besouro Japonês, o alvo principal da cobra. Comedor de flores e faixa preta em karatê, o besouro não facilitava em nada a vida da cobrinha. Ou seja, a cobra acabava sempre se dando mal quando se encontrava com o carismático Besouro Japonês.

Além de ser sempre derrotada pelo besouro e nunca conseguir abocanhar o personagem oriental, a cobra ainda tinha que ouvir o irritante canto do besouro, que entoava sempre a mesma melodia: "toli-toli-toláááá, a cobla ficou lááááááááá".

A Cobrinha Azul e o Besouro Japonês apareceram pela primeira vez nos desenhos dos sapos Toro e Pancho. O Besouro Japonês apareceu primeiro em "Hop and Chop" (1970) e a Cobrinha Azul em "Snake in the Gracias" (1971). Seu sucesso foi tão grande que ela ganhou seu próprio desenho após o cancelamento de Toro e Pancho e o Besouro Japonês acabou sendo mais um protagonista do novo desenho animado.

O primeiro episódio "Hiss and Hers" com a dupla foi exibido no cinema em 3 de julho de 1972, nos Estados Unidos. No total, foram exibidos somente 17 episódios. Nos Estados Unidos é muito difícil a reapresentação do desenho e a explicação de ele não ser exibido com mais frequência é que a caricatura do Besouro Japonês seria ofensiva, já que ele tinha o esteriótipo de um japonês… Apesar de poucos episódios terem sido produzidos, no Brasil, ainda há quem se lembre até hoje da simpática Cobrinha Azul, um verdadeiro clássico dos anos 80.

5 opiniões sobre “A Cobrinha Azul

Guilherme

Caramba, e eu que achava que ninguém mais lembrava rs, muito legal a matéria, valeu mesmo…

Resposta
walker

Noossa, conheço um cara que é iguallzinho essa abelha hilário rs.

Resposta
Valzinha

Bom dia!! Amei recordar minha infância! Adorava esse desenho!!

Resposta
CIDINHO

ME DIVERTI MUITO COM ESTE DESENHO, LEGAL!!!

Resposta
kabessa

Muito bom desenho show

Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *