Salada Mista

14 maio 2014 Brinquedos e Brincadeiras    # 10.334 views
destaque

Salada mista era uma brincadeira que fazia o coração da criançada acelerar na década de 80. Primeiro, porque tinha que ser feita em lugares bem escondidos para evitar que os pais descobrissem. A adrenalina de estar fazendo "coisa errada" se juntava com a possibilidade de dar um beijinho em uma garota, ou garoto no caso das meninas. Melhor ainda se fosse em quem você gostasse.

O fato é que foi das brincadeiras mais tradicionais dos anos 80. A salada mista também era conhecida por pera, uva ou maçã em alguns lugares. Naquela época, a brincadeira era até ingênua e infantil, diferentemente dos dias de hoje. Ou seja, não existia qualquer maldade e as crianças ou adolescentes só pensavam em uma coisa: se divertirem.

Pera, uva, maçã ou salada mista?

Em um grupo de alunos formado por meninos e meninas, um deles deve ser escolhido para ser o mestre, ou seja, a pessoa que irá começar o jogo e que terá a função de vendar os olhos de um menino ou menina. A partir desse momento, forma-se uma roda com os outros participantes da brincadeira. O mestre então conduz a menina(o) e vai perguntando a ela(e): “É este(a)?”. O jogador que está com os olhos vendados deve dizer "sim" ou "não".

Se o jogador disser "não", o mestre continua apontando para outra pessoa até a resposta ser positiva. Aí, quando ele(a) responde "sim", o mestre pergunta: pera, uva, maçã ou salada mista? Ainda de olhos fechados, o participante da brincadeira deve escolher uma fruta e pagar a prenda ao participante para quem ele disse “sim”. Na próxima rodada, quem recebeu a prenda escolherá a fruta, e assim por diante.

Para que nada desse errado, afinal as crianças e os adolescentes não queriam beijar qualquer um(a), sempre se dava um jeitinho para saber se aquela pessoa que estava a sua frente era a pessoa desejada. Assim poderia rolar um beijinho, e quem sabe até iniciava-se um namoro durante a brincadeira.

Mas, você sabe o que significa pera, uva, maçã ou salada mista? É muito simples. Pera significa dar um aperto de mão; uva, um abraço; maçã, um beijo no rosto; e salada mista, um aperto de mão, um abraço e um beijo na boca. Na verdade, um selinho, mas que na época fazia nosso coração bater bem mais forte 😉

...ou deixe um recado por aqui :)
  1. anna klara

    5 / 20 / 2016 11:51

    oi muito bom brigada

    Responder

  2. Bel

    11 / 29 / 2016 14:42

    Muito legal! Rever essas brincadeiras me faz feliz, quero relembrar das regras de algumas e repassar para minha filha e pra turma de amigas delas, que estão na faixa dos 10 anos… as crianças de hj em dia só ficam no celular, antigamente que q era bom! Vou relembrar e repassar à elas, muito obrigada pela iniciativa de fazer este site!!!

    Responder

Apelido:

E-mail:

Website:

Seu comentário:

Publicar Comentário