Adedanha

26 março 2014 Brinquedos e Brincadeiras    # 3.944 views
destaque

O que se pode fazer com uma criança de férias na escola em um dia de chuva? Atualmente a resposta mais rápida seria "videogame!", mas na década de 80 essa não era uma opção tão popular. Então, era preciso exercer a criatividade e recorrer a brincadeiras, digamos, mais rústicas e tradicionais. Uma das opções era jogar adedanha, muito comum nos anos 80, quando a criançada se divertia de uma forma tão simples e fácil. Bastava reunir alguns amigos e deixá-los brincar à vontade.

E hoje em dia? Será que as crianças e adolescentes sabem como se joga adedanha? Bom, a brincadeira é um jogo de palavras, uma prova de conhecimento. Podem participar quantas pessoas quiserem. A regra básica consiste em escolher previamente as categorias que serão abordadas. As opções são muitas, você pode escolher temas como cores, filmes, carros, nomes, animais, frutas, atores, atrizes, times de futebol, profissões, etc. A quantidade dos temas também depende de cada grupo de jogadores. Podem ser 10, 15, 20, 30, 35 ou mais.

Assim que os temas forem escolhidos, você já pode começar a jogar adedanha. Mas, antes é preciso que cada jogador desenhe uma tabela com colunas em uma folha de papel. Depois, escreva, em cada uma destas colunas, o nome de uma das categorias. Há duas formas para se decidir a letra do alfabeto que servirá como referência para jogar adedanha. A cada rodada um jogador fala em voz alta a letra A, e vai contando o alfabeto em silêncio, na velocidade que preferir. Em seguida, outro jogador fala em voz alta "stop!". Imediatamente, quem estava contando as letras do alfabeto revela ao grupo a letra em que parou.

A letra também pode ser definida jogando dedos, ou seja, quando um dos participantes diz "adedanha", as pessoas que estão jogando mostram quantos dedos quiserem. Depois, contam-se os números de dedos mostrados e chega-se a letra correspondente ao número de dedos. A partir daí, todos escrevem em suas tabelas as palavras que começam com aquela letra. Lembre-se de ser o mais rápido possível no preenchimento das categorias. Quando o primeiro participante terminar o preenchimento da tabela ele tem que dizer "stop!" em voz alta. Ao fazer isso, os outros jogadores têm que parar de escrever.

É chegada então a hora de comparar as palavras de todos os jogadores e contabilizar os pontos. Os jogadores que escreveram palavra igual em uma categoria ganham 5 pontos. Se você escreveu uma palavra diferente dos demais jogadores em uma categoria, você ganha 10 pontos. Mas, se você preencheu um tema e os demais jogadores deixaram a categoria em branco, então você ganha 15 pontos.

A cada rodada os jogadores somam os pontos, que vão para o ranking do "stop". Em seguida, começa tudo novamente.

Quem cresceu jogando adedanha, continuou usando a brincadeira até ficar mais velho. No futebol por exemplo, na hora de escolher os times, muitas vezes a adedanha era usada. Era só usar a regra básica para ir escolhendo os peladeiros. Exemplo: são 12 pessoas pra serem divididas em dois times. Basta fazer um círculo com os 12 e gritar adedanha. Cada um coloca o número que quiser com os dedos. Uma das pessoas escolhida previamente começa a contagem, em sentido horário, para escolher o primeiro a sair para o time A. Depois, repete-se o procedimento para escolhor o primeiro do time B. E assim por diante.

...ou deixe um recado por aqui :)
  1. gaby

    7 / 19 / 2017 23:42

    Eu amo essas brincadeiras eu não passo ser dos anos 80 mas tou vendo as brincadeiras dos anos 80 essas brincadeiras são muito legais

    Responder

Apelido:

E-mail:

Website:

Seu comentário:

Publicar Comentário